Dia do Voluntariado: conheça o intercâmbio social

07.12.2015

Programa de intercâmbio voluntário permite que o viajante conheça a cultura do país, pratique o idioma e ainda tenha uma experiência de trabalho

No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário e a Experimento Intercâmbio Cultural, maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do País, selecionou alguns programas para quem quer viajar e viver essa experiência. No programa de trabalho voluntário, além de conhecer um novo país e praticar o idioma, o intercambista trabalha em benefício de uma causa.

De acordo com Fernanda Zocchio Semeoni, diretora de produtos e operações da Experimento Intercâmbio Cultural, um ponto positivo no intercâmbio voluntário é a vivência no país e o contato mais próximo à comunidade local, o que possibilita o entendimento mais profundo da cultura do país escolhido. “Um aspecto importante a ressaltar é a necessidade de haver comprometimento do intercambista com a responsabilidade assumida, pois seu trabalho apesar de voluntário tem impacto decisivo na vida de muitas pessoas”.

Um importante diferencial do programa de voluntariado está no fato de agregar valor ao currículo do participante, já que no mercado corporativo atividades como estas são considerados bastante relevantes em um processo seletivo de trabalho. “A escolha, por si só, em participar de um programa como este é um diferencial pois demonstra, entre outras coisas, que o jovem possui uma mente aberta e possui a capacidade de se adaptar a situações novas e desconhecidas, características fundamentais nos dias de hoje”, completa a diretora de produtos e operações da Experimento.

A Experimento Intercâmbio Cultural oferece diversas opções de programas de intercâmbio voluntário em diferentes países com projetos variados nas áreas de: meio ambiente, social, educação e saúde. Conheça alguns destinos e áreas de atuação:

IRLANDA

Projeto: Leades Environmental Awareness

Conecte-se com a natureza através de atividades agrícolas e trabalhe nesse projeto, que visa à conscientização ambiental.

ÁFRICA DO SUL

Projeto: African Horizon

Se você ama animais e quer fazer parte de um bem maior para salvá-los, esse projeto é ideal. Você vai ajudar pássaros e outros animais em reabilitação.

PERU

Projeto: Semilitas de Jesus Daycare

Auxilie professores nas atividades, como supervisor de sala ou preparando material para aulas, ajudando diretamente na educação de várias crianças.

Completando 50 anos de experiência no Brasil e 82 anos no mundo, a Experimento é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do País. Eleita por cinco anos consecutivos a melhor agência de intercâmbio da América Latina pelo Star Awards for International Education, é a única a alcançar o posto de Super Star, título vitalício em excelência. A rede possui mais de 30 lojas no território nacional, oferecendo solução completa em educação internacional, que incluem a oportunidade de estudar ou trabalhar no exterior, em mais de 30 países. Entre os produtos oferecidos estão High School, Cursos de Idiomas, Au Pair, Programas de Férias, estágios e trabalhos remunerados no exterior, Programas Universitários e Profissionalizantes, passagens aéreas internacionais, assistência viagem e muito mais. Para mais informações: www.experimento.org.br.

Atendimento à imprensa - Experimento

Mariana Thomaz / mariana.thomaz@advicecc.com