Cinco dicas para quem quer fazer graduação no exterior

18.07.2016

Rede de intercâmbios elenca dúvidas mais frequentes dos interessados e promove webinar para quem quer cursar universidade no Reino Unido ou nos EUA

São Paulo, 13 de julho de 2016 – A Experimento Intercâmbio Cultural, maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do Brasil, compilou e respondeu algumas dúvidas frequentes para ajudar quem quer fazer uma graduação no exterior.

Além disso, promove um webinar gratuito para quem quer tirar dúvidas em tempo real sobre o tema no dia 19 de julho, às 17h.  O webinar será ministrado por Frederico Moraes, representante internacional com 15 anos de experiência no setor de educação no exterior e que vai falar sobre os cursos de graduação oferecidos através da INTO em grandes universidades no Reino Unido e nos Estados Unidos. Para participar, basta realizar a inscrição pelo site: http://www.experimento.org.br/expert-talks.

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre graduação no exterior:

  • Que perfil preciso ter para ser aceito em um curso de graduação no exterior?

Todas as universidades exigem alguns pré-requisitos de seus candidatos. Em geral, é preciso ter um nível de proficiência na língua comprovado por testes oficiais, ter concluído o Ensino Médio e ter 17 anos ou mais. “Se o candidato já participou de atividades artísticas, esportivas, comunitárias ou empreendedoras, isso pode ser uma vantagem na hora de conquistar a vaga”, esclarece Fernanda Zocchio Semeoni, diretora de produtos e operações da Experimento.

  • Quais documentos devo providenciar?

Se você quer se candidatar a uma vaga em universidades do exterior, prepare-se para reunir todos os documentos necessários. Os principais são: cópia do passaporte, resultado do teste de proficiência no idioma e tradução juramentada do histórico escolar. As universidades podem pedir também alguns documentos adicionais como carta de intenção, comprovação de trabalho voluntário, cartas de recomendação, entre outros. Depois de enviado o material, o prazo para retorno das universidades varia de 5 a 60 dias úteis.

  • O que posso fazer para conquistar uma bolsa de estudos?

Todos os anos, as universidades americanas disponibilizam aproximadamente 42 milhões de dólares por ano para estudantes internacionais, por meio de bolsas parciais. Podem se inscrever no programa de bolsas jovens a partir de 16 anos. “O estudante contemplado tem alimentação e acomodação garantidas, além de um desconto de até 50% do valor por ano letivo”, explica Fernanda. Os bolsistas têm total apoio da equipe americana nos trâmites de matrícula, visto e embarque.

  • Como escolher o curso?

“O mais importante na hora de escolher o curso é obter o máximo de informações sobre as cidades onde você deseja estudar, sobre as universidades disponíveis e os programas que elas oferecem. Consultar especialistas em intercâmbio é essencial nesses momentos”, alerta Fernanda. Se você não está seguro ou não tem o perfil necessário para se candidatar a uma vaga, uma possibilidade é cursar os programas Pathways ou Foundation. Eles são cursos preparatórios para aprimorar habilidades na língua, incrementar o histórico escolar e preparar o candidato para os exames exigidos. Depois de concluído o curso, fica muito mais fácil dar sequência aos estudos. O programa vale para quem quer fazer graduação, pós-graduação, mestrado ou MBA.

  • O que eu cursei no exterior será válido no Brasil?

Os diplomas obtidos no exterior devem ser validados por uma universidade pública brasileira. As regras para validação são estabelecidas pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC).

Para mais informações sobre programas universitários no exterior, visite uma loja da Experimento ou acesse o site: www.experimento.org.br.

Serviço:

Expert Talk – Programas Universitários – Evento gratuito

Data: 19/07

Horário: 17h

Inscrições: http://www.experimento.org.br/expert-talks

Sobre a Experimento Intercâmbio Cultural

Com mais de 50 anos de experiência no Brasil e 84 anos no mundo, a Experimento é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do País. Eleita por cinco anos consecutivos a melhor agência de intercâmbio da América Latina pelo Star Awards for International Education, é a única a alcançar o posto de Super Star, título vitalício em excelência. A rede possui mais de 35 lojas no território nacional, oferecendo solução completa em educação internacional, que incluem a oportunidade de estudar ou trabalhar no exterior, em mais de 30 países. Entre os produtos oferecidos estão High School, Cursos de Idiomas, Au Pair, Programas de Férias, Trabalhos remunerados no exterior, Programas Universitários e Profissionalizantes, passagens aéreas internacionais, assistência viagem e muito mais.

Para mais informações: www.experimento.org.br.

Atendimento à imprensa

Advice Comunicação Corporativa

Amanda Lima / amanda.lima@advicecc.com

Ludmilla Gutierrez / ludmilla.gutierrez@advicecc.com

Fernanda Dabori / fernanda.dabori@advicecc.com

 (11) 5103-2779

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Entre em contato agora mesmo!

Preencha todos os campos abaixo para iniciar o chat online: