Intercâmbio cultural nas férias escolares é opção para aprendizado contínuo

19.09.2016

Com a proximidade das férias escolares, opções de intercâmbio cultural são alternativas para aprimorar habilidades dos jovens

São Paulo, setembro de 2016 – Neste fim de ano, uma solução para os pais que ficam divididos entre o trabalho e as férias escolares dos filhos é investir em um programa de intercâmbio cultural. A Experimento Intercâmbio Cultural, maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural no País, sugere programas que mesclam atividades de lazer a aulas de idiomas e cursos em áreas de interesse dos participantes. Há diferentes opções para jovens de 7 a 18 anos.

De acordo com Fernanda Zocchio Semeoni, diretora de produtos e operações da Experimento, “programas de intercâmbio nas férias que combinam cursos em alguma área são oportunidades para jovens fortalecerem sua formação desde cedo. Além disso, para os pais, existe a praticidade de saber que os filhos terão todo o suporte de profissionais especializados durante a viagem e que, além de participarem de atividades recreativas, voltarão ao Brasil com uma bagagem de conhecimento extraordinária”, afirma.

O impacto de experiências interculturais para o futuro de jovens que participam de intercâmbios foi comprovado por pesquisa recente realizada pela Federação Experimento, organização independente e sem fins lucrativos com representação em 21 países. Neste estudo, 72% dos brasileiros que já participaram de um intercâmbio cultural consideraram que a experiência influenciou suas escolhas profissionais.

Os programas são divididos em dois tipos, os Grupos Experimento, em que os participantes viajam em grupo e seguem um roteiro predeterminado, com atividades culturais esportivas e recreativas, supervisionados por um líder brasileiro, e os Grupos Internacionais, em que a programação é mais livre e há a possibilidade de o participante viajar individualmente.

Confira abaixo as opções de programas de férias oferecidas pela Experimento:

Grupos Experimento:

@CALIFORNIA EXPERIENCE

Curso de inglês com apenas oito estudantes por sala, para facilitar e acelerar o aprendizado do idioma, combinado a roteiro de viagem que inclui visitas a Hollywood, Las Vegas e Grand Canyon.

Para quem: jovens de 14 a 17 anos

Onde: San Diego, California

Duração: 2 semanas de curso em San Diego + 6 dias de viagem pela costa oeste americana

Acomodação: casa de família (quartos e banheiros compartilhados em San Diego) e hotel categoria turística (viagem)

Alimentação: meia pensão (café da manhã e jantar em San Diego) e viagem sem refeições inclusas

@ NEW YORK WINTER ADVENTURE

Três semanas intensivas que combinam aulas de inglês e aulas eletivas em que o estudante pratica o idioma em workshops com foco em temas de seu interesse, como mídia, moda, dança*, vida universitária e cultura americana.

Onde: Manhatan, New York

Duração: 3 semanas

Acomodação: residência estudantil (quartos e banheiros compartilhados)

Alimentação: pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) de segunda a sexta-feira e meia pensão (café da manhã e jantar) aos sábados e domingos

*além do valor do programa, o workshop com foco em dança tem um valor adicional por semana.

@ VANCOUVER YOUTH

Curso de inglês que inclui temas como cultura canadense, música, gastronomia, saúde e tecnologia, combinando a roteiro com visitas à cidade de Victoria e à estação de esqui de Whistler.

Duração: 4 semanas

Acomodação: casa de família (quartos e banheiros compartilhados)

Alimentação: pensão completa (café da manhã, almoço e jantar)

@ VANCOUVER UNIVERSITY TOURS

Curso de inglês com foco acadêmico na parte da manhã, visitas às principais universidades da British Columbia: University of British Columbia, University of Victoria e Simon Fraser University.

Para quem: jovens de 14 a 17 anos

Onde: Vancouver, Canadá

Duração: 2 semanas (em janeiro)

Acomodação: casa de família (quartos e banheiros compartilhados)

Alimentação: pensão completa (café da manhã, almoço e jantar)

@ OXFORD + PARIS

Curso de inglês em escola que disponibiliza plataforma de aprendizagem online para facilitar o acesso ao conteúdo do curso e às tarefas, e visita a Paris, com passeios para Arco do Triunfo, Museu do Louvre, Castelo de Versailles, Torre Eiffel e Disneyland.

Para quem: jovens de 14 a 18 anos

Onde: Oxford, Inglaterra

Duração: 3 semanas de curso em Oxford + 6 dias de viagem a Paris

Acomodação: casa de família (quartos e banheiros compartilhados em Oxford) e residência estudantil (quartos compartilhados e banheiro privativo em Paris)

Alimentação: pensão completa (café da manhã, almoço e jantar em Oxford) e meia pensão (café da manhã e jantar em Paris)

@ BEACH AUSTRALIA + NEW ZEALAND

Três semanas de aulas de inglês em Sydney Manly, famosa por suas praias, seguida de uma viagem pela Nova Zelândia.

Para quem: jovens de 15 a 18 anos

Onde: Sydney Manly, New Zealand

Duração: 3 semanas de curso em Manly (Sydney) + 8 dias de viagem pela Nova Zelândia

Acomodação: casa de família (quartos e banheiros compartilhados em Manly) e hotel categoria turística (quartos duplos ou triplos e banheiro compartilhado na Nova Zelândia)

Alimentação: meia pensão de segunda a sexta-feira (café da manhã e jantar) e pensão completa aos sábados e domingos em Manly e café da manhã na Nova Zelândia

Grupos Internacionais:

@ BELL ST ALBANS

Aulas de inglês durante a manhã e atividades e passeios durante o restante do dia e fins de semana. A cada semana, os alunos produzem projetos com temas que fazem parte da cultura britânica.

Para quem: jovens de 11 a 17 anos

Onde: St Albans, Inglaterra

Duração: 1 a 6 semanas

Acomodação: residência estudantil dentro do campus (quartos individuais ou compartilhados e banheiros compartilhados)

@ LES ELFES

É possível optar por estudar inglês, francês, alemão ou espanhol e os programas podem ser de 8 ou 15 horas por semana. O programa oferece um calendário de atividades esportivas com diversas modalidades.

Para quem: jovens de 7 a 18 anos

Onde: Alpes Suíços

Duração: a partir de 2 semanas

Acomodação: residência estudantil dentro do campus (quartos e banheiros compartilhados)

@ ELS / ST PETESBURG

Curso focado em desenvolvimento da conversação e da confiança na comunicação. O programa inclui passeios aos parques da Disney, Busch Gardens e Universal Studios.

Para quem: jovens de 10 a 16 anos

Onde: St Petesburg, Florida

Duração: 3 semanas

@ RENNERT MIAMI WINTER ADVENTURE

O programa inclui aulas de inglês, passeios, atividades e workshops sobre Miami Culture, American Sports e Florida Ecosystems.

Onde: Miami, Estados Unidos

Duração: 2 ou 3 semanas

Acomodação: residência estudantil (quartos e banheiros compartilhados)

@ TAMWOOD VANCOUVER

As aulas de inglês são combinadas a atividades, torneios, jogos e passeios turísticos em Vancouver. O programa foi pensado para que o estudante desenvolva suas habilidades no inglês dentro e fora da sala. É possível praticar esportes na neve como esqui e snowboard.

Para quem: jovens de 12 a 17 anos

Duração: 2 a 4 semanas

Acomodação: casa de família (quartos e banheiros compartilhados)

Com mais de 50 anos de experiência no Brasil e 84 anos no mundo, a Experimento é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do País. Eleita por cinco anos consecutivos a melhor agência de intercâmbio da América Latina pelo Star Awards for International Education, é a única a alcançar o posto de Super Star, título vitalício em excelência. A rede possui mais de 35 lojas no território nacional, oferecendo solução completa em educação internacional, que inclui a oportunidade de estudar ou trabalhar no exterior, em mais de 30 países. Entre os produtos oferecidos estão High School, Cursos de Idiomas, Au Pair, Programas de Férias, Trabalhos remunerados no exterior, Programas Universitários e Profissionalizantes, passagens aéreas internacionais, assistência viagem e muito mais.