Novos destinos despontam como opção para intercâmbio solidário

25.08.2014

Roteiros pouco explorados por intercambistas como Nepal, China, Índia e Turquia, vão além da vivência do idioma e proporcionam satisfação pessoal. Prática é cada vez mais valorizada pelas empresas na busca de profissionais com uma formação mais abrangente

Na hora de escolher o destino para a viagem de intercâmbio, muita gente prefere optar por países tradicionais, escolhidos pela maioria dos intercambistas. No entanto, esse cenário vem mudando nos últimos anos com novas opções de programas, que além de oferecerem uma experiência única em uma nova cultura, permitem que o viajante realize um trabalho voluntário nas comunidades locais.

As opções de destinos são variadas e geralmente estão concentradas nos continentes: sul americano, africano e asiático. Os programas dependem das necessidades de cada comunidade local. Na Turquia, por exemplo, os voluntários podem auxiliar na manutenção de uma fundação de cultura turca, já na China e Nepal, há projetos educativos para ensino de inglês as crianças. Outro destino que chama atenção é a Índia, com projetos voltados para a saúde, em que os voluntários auxiliam em hospitais aprendendo sobre medicina alternativa. A Experimento Intercâmbio Cultural, maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do País, tem notado o crescimento da demanda por este tipo de programa. Somente no último ano, a procura por intercâmbio voluntário aumentou 60%. Um dos fatores que explica essa mudança de perfil dos viajantes que trata-se de uma prática cada vez mais valorizada pelas empresas no momento da avaliação de um candidato, pois demonstram, entre outras coisas, que o jovem tem mente aberta, bom relacionamento pessoal e facilidade para se adaptar a novos ambientes. Se trabalhar com algo que gosta é o primeiro passo para o sucesso, quem opta por um programa de intercâmbio voluntário sai na frente. “Quando o voluntário está focado em uma causa, a vivência e a troca de experiências com a cultura local são mais intensas, e consequentemente a adaptação mais rápida” explica Fernanda Zocchio Semeoni, diretora de produtos e operações da Experimento Intercâmbio Cultural. Além dos novos conhecimentos adquiridos com o intercâmbio, a satisfação pessoal e a sensação de ajuda ao próximo fazem deste tipo de intercâmbio uma experiência única e recompensadora para seus viajantes. Pré-requisitos:
  • Ter a partir de 18 anos
  • Nível de Inglês intermediário
  • Desejo de trabalhar seriamente no projeto escolhido
Sobre a Experimento Intercâmbio Cultural Completando 50 anos de experiência no Brasil e 82 anos no mundo, a Experimento é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do País. Eleita por 4 anos consecutivos a melhor agência de intercâmbio da América Latina pelo Star Awards for InternationalEducation, a rede possui mais de 30 lojas no território nacional, oferecendo solução completa em educação internacional, que incluem a oportunidade de estudar ou trabalhar no exterior, em mais de 30 países. Entre os produtos oferecidos estão High School, Cursos de Idiomas, AuPair, programas de férias, estágios e trabalhos remunerados no exterior, Programas Universitários e Profissionalizantes, passagens aéreas internacionais, assistência viagem e muito mais. Para mais informações:www.experimento.org.br

Bárbara Toledo / barbara.toledo@advicecc.com

(11) 5103-2779 / (11) 9 9863-6466 / (11) 9 9211-5097