Por que cada vez mais brasileiros querem estudar no exterior?

21.11.2016

Qualidade de vida e ensino, alta empregabilidade e experiência intercultural a preços acessíveis são fatores que motivam estudo fora do país, aponta rede de intercâmbios

São Paulo, novembro de 2016 – Com um mercado de trabalho competitivo à sua frente, jovens e profissionais brasileiros buscam alternativas que os diferencie dos demais candidatos em busca de uma vaga de emprego. De acordo com a Experimento Intercâmbio Cultural, maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural no Brasil, obter experiência de estudo ou trabalho no exterior representa um dos principais caminhos para aumentar as chances de ingresso no mercado.

“Os brasileiros buscam possibilidades no exterior que, acima de qualquer outra coisa, tragam valor ao currículo. Essa preparação para o mercado pode começar desde o ensino médio, com um programa de High School, e continuar em uma graduação ou curso profissionalizante. Há possibilidades ainda de o estudante voltar ao Brasil com experiências profissionais em grandes empresas internacionais no currículo”, explica Patricia Zocchio, CEO da Experimento.

Seguem abaixo algumas vantagens de investir em um período de estudo no exterior:

Viajar quando jovem aumenta chances de ingresso em universidades estrangeiras

Em estudo recente realizado pela Federação Experimento, rede internacional com representação em 23 países, 72,7% dos respondentes brasileiros acreditam que o intercâmbio os influenciou na busca por novas oportunidades de estudo no exterior. Uma das portas de entrada para o estudo internacional é o programa de High School, um dos tipos de intercâmbio mais consolidados entre os brasileiros.  A modalidade é destinada a adolescentes de 14 a 18 anos com conhecimento intermediário no idioma do país de destino. A Experimento envia, por ano, uma média de 800 estudantes para esse tipo de intercâmbio. “Ao participar do programa, o jovem adquire fluência no idioma e uma vivência intercultural que o permite vislumbrar o ingresso em uma universidade no exterior”, comenta Patricia.

A formação superior no exterior garante melhores oportunidades de trabalho

Além da possibilidade de estudar em instituições renomadas, em contato com áreas de pesquisa pouco exploradas no Brasil e em cidades com índices elevados de qualidade de vida, os Programas Universitários promovem fluência em outro idioma e experiência internacional, fatores essenciais para conquistar uma vaga de emprego. Na pesquisa da Federação Experimento, 59,1% dos brasileiros participantes afirmaram que a fluência em outro idioma os ajudou muito a conquistar um trabalho.

Opções que permitem trabalhar ajudam a diminuir os custos da viagem

Há muitas maneiras de tornar o intercâmbio mais econômico. Com a alta do dólar, países com moedas mais atrativas despontam como destaques de procura, como o Canadá, destino preferido dos brasileiros. No entanto, mais eficaz ainda do que a moeda são possibilidades de cursos profissionalizantes ou de idiomas que permitem ao participante trabalhar durante a estadia no exterior recebendo um salário na moeda local, o que ajuda a diminuir os custos da viagem. “No Canadá, a Greystone College, parceira da Experimento, oferece cursos profissionalizantes com possibilidade de até 20 horas semanais de trabalho. A modalidade Estudo + Trabalho é outra opção interessante, em que aulas de idiomas podem ser combinadas a experiências profissionais na Nova Zelândia, Austrália, Canadá ou Irlanda”, completa Patricia.

Sobre a Experimento Intercâmbio Cultural

Com mais de 50 anos de experiência no Brasil e 84 anos no mundo, a Experimento é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do País. Eleita por cinco anos consecutivos a melhor agência de intercâmbio da América Latina pelo Star Awards for International Education, é a única a alcançar o posto de Super Star, título vitalício em excelência. A rede possui mais de 35 lojas no território nacional, oferecendo solução completa em educação internacional, que inclui a oportunidade de estudar ou trabalhar no exterior, em mais de 30 países. Entre os produtos oferecidos estão High School, Cursos de Idiomas, Au Pair, Programas de Férias, Trabalhos remunerados no exterior, Programas Universitários e Profissionalizantes, passagens aéreas internacionais, assistência viagem e muito mais.

Para mais informações: www.experimento.org.br.

Atendimento à imprensa

Advice Comunicação Corporativa

Amanda Lima / amanda.lima@advicecc.com / (11) 5102-5254

Fernanda Dabori / fernanda.dabori@advicecc.com / (11) 5102-5255

PABX: (11) 5102-5252

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Entre em contato agora mesmo!

Preencha todos os campos abaixo para iniciar o chat online: